www.diariodorock.com.br: Faith no More no Brasil \\ Banda abre turnê brasileira e solta no palco fôlego contido de 11 anos
"Satan laughs as you eternally rot!"

4 de nov. de 2009

Faith no More no Brasil \\ Banda abre turnê brasileira e solta no palco fôlego contido de 11 anos


Eles passaram 11 anos tomando fôlego para soltar no palco toda a energia contida nesse longo suspiro. E é com a mesma insanidade de mais de uma década atrás que o Faith No More volta à cena e traz ao Brasil esta pequena turnê, intitulada "The Second Coming", que começou por Porto Alegre nesta terça-feira (3) e passa ainda por Rio de Janeiro (5), São Paulo (7) e Belo Horizonte (8).

No primeiro show da excursão brasileira, em pouco mais de uma hora e meia o Faith No More resgatou toda a carreira e energia da banda que marcou a década de 1990. Do início calmo na instrumental "Midnight Cowboy", com Mike Patton assumindo uma escaleta, ao final do terceiro bis com a explosiva "We Care a Lot", tudo se resume a uma apresentação enlouquecida.

Vários momentos ensurdecedores do show foram impulsionados por clássicos como "Caffeine", "Surprise! You're Dead", "Midlife Crisis" e "Just A Man", quando Patton pulou de costas em cima do público. De fora ficaram hits como "RV", "Digging The Grave", "Collision" e "Falling To Pieces", entre outros tantos espalhados pelos seis discos lançados pela banda. E ainda coube espaço para uma bonita versão da balada "This Guy In Love With You", de Burt Bacharach.

Diferentemente do restante da atual turnê, o Faith No More incluiu no repertório que trouxe ao Brasil a bossa "Caralho Voador", com o trecho em português "eu não posso dirigir, e agora aparece meu dedo enterrado no meu nariz". A música que está no disco "King for a Day... Fool for a Lifetime", de 1995, foi feita logo após uma vinda da banda ao país e surge como homenagem no show.

Mike Patton é mesmo a mola propulsora do Faith No More, mas o show não é só dele. A banda igualmente competente e impecável aproveita cada espaço do palco para ir à frente e não deixar o público na mão, quando o vocalista se sente exausto. E, numa relação de troca, a plateia faz a sua parte.

Se acústica da casa Pepsi On Stage não ajudou o som, deixando algumas palavras de Patton soarem incompreensíveis e por vezes a guitarra aparecer embolada com o teclado, o público juntou as vozes para cantar refrões-hinos como os de "Last Cup of Sorrow", "Epic" e "Ashes To Ashes". A intensidade entre banda e público ainda fez com que o Faith No More voltasse três vezes para o bis --o último a pedido dos fãs, depois mesmo de os técnicos de palco começarem a desmontar os instrumentos.

A entrega de Mike Patton às músicas estava visível em suas interpretações dos sons dos instrumentos: ele dava soquinhos no ar conforme Mike Bordin batia no bumbo, mexia os braços de acordo com os riffs de Jon Hudson, ia de um lado para o outro movido pelo baixo de Billy Gould e viajava junto com os teclados de Roddy Bottum.

A garganta de Patton, já calejada, impressiona ainda mais nos dias de hoje. Seja no rap de "Epic", na balada "Easy" ou no berreiro pelo megafone de "Land of Sunshine", a voz vigorosa do cantor não perde o tom. Patton parece cantar suas músicas como se fosse a última vez. Mas, na verdade, é o recomeço de uma banda que marcou os anos de 1990 e que encerra a década de 2000 sem querer ser esquecida.

Antes do Faith No More, o palco do Pepsi On Stage foi ocupado pela Banda Véspera --uma lei municipal determina que artistas locais devem abrir as atrações internacionais na cidade. O grupo, que tocou músicas próprias e fez covers de Placebo e Beatles, aguentou firme os 25 minutos de vaias do público, que pedia a gritos de estádio por "Faith No More! Faith No More!".

Veja o que o Faith No More tocou em Porto Alegre:

"Midnight Cowboy"
"From Out of Nowhere"
"Land of Sunshine"
"Caffeine"
"Evidence"
"Surprise! You're Dead!"
"Last Cup of Sorrow"
"Ricochet"
"Easy" (The Commodores cover)
"Midlife Crisis"
"Epic"
"Caralho Voador"
"The Gentle Art of Making Enemies"
"King of a Day"
"Ashes to Ashes"
"Just A Man"

(bis)
"Chariots of Fire"/ "Stripsearch"
"As The Worm Turns"

(bis)
"This Guy In Love With You" (Burt Bacharach cover)

(bis)
"We Care a Lot"

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