www.diariodorock.com.br: VIPER em Sampa \\ Saiba como foi o show
"Satan laughs as you eternally rot!"

2 de jul. de 2012

VIPER em Sampa \\ Saiba como foi o show


Por Otávio Augusto Juliano

Para celebrar esse retorno o público não mediu esforços para comparecer ao primeiro show anunciado pela banda, na Via Marquês, em São Paulo. Casa completamente lotada e com ingressos esgotados.

Com tanto público, realmente a Via Marquês ficou pequena para a quantidade de fãs presentes, que acabaram por disputar espaço para conseguir assistir o show – a pista da casa não tem muita profundidade e o público acabou tendo que se espalhar para os lados do palco, ficando com a visão prejudicada, sem contar as inúmeras colunas e todo o aparato utilizado para a gravação do DVD.

O consolo para aqueles que ficaram sem conseguir ver os músicos ficou por conta dos oito telões existentes, que acabaram por ajudar (e muito) os fãs a acompanhar a apresentação.

Mesmo com todas essas dificuldades, às 21hs, uma hora após o horário anunciado para o show, o VIPER apareceu para empolgação geral e o público respondeu com uma calorosa recepção aos músicos.

Certamente muitos esperavam por esse dia, afinal os dois primeiros álbuns do VIPER são verdadeiros clássicos do Metal nacional e marcaram geração.

Como prometido, os dois discos foram tocados na íntegra, com apenas algumas pequenas alterações na ordem das músicas. “Knights Of Destruction” e “Nightmares” abriram o show e dali para frente a primeira hora foi toda ela dedicada ao álbum “Soldiers Of Sunrise”.

Às 22hs um pequeno vídeo de pouco mais de 10 minutos começou a ser transmitido nos telões, trazendo engraçadas histórias e entrevistas com os músicos, que lembraram momentos marcantes como o show que resultou num incêndio no teatro do Colégio Rio Branco.

Com a volta dos músicos ao palco, era hora de relembrar outro álbum: “Theatre Of Fate”, de 1989. Nova recepção calorosa por parte do público e vibração geral para curtir clássicos como “To Live Again”, música que dá nome a essa turnê de reunião.
Antes da execução da canção “Living For The Night”, talvez o maior sucesso do VIPER, como inclusive lembrou Andre Matos, o vocalista aproveitou para chamar um convidado mais do que especial: Yves Passarell, guitarrista co-fundador da banda e irmão do baixista Pit.

Yves apareceu no palco para tocar justamente esse maior sucesso do VIPER, ao lado dos demais músicos e de Hugo Mariutti, que é o guitarrista da formação atual. Andre Matos ainda falou que Yves estava realmente com saudade de tocar Metal, brincando com o fato de que hoje ele é guitarrista do CAPITAL INICIAL, não podendo fazer parte da reunião do VIPER (apenas faz participações especiais quando é possível conciliar agendas).

Pit aproveitou a execução dessa canção para apresentar a banda, sendo saudado pelos gritos de “ole, ole, ole, ole, VIPER, VIPER”, coro que se repetiu muitas vezes ao longo da noite.

Com as alterações na ordem das músicas do álbum “Theatre Of Fate”, a excelente música “Prelude To Oblivion” acabou ficando para o final e foi a responsável por fechar o show às 23hs.

É claro que o “bis” não ficou de fora e a banda voltou para mais quatro músicas, dentre elas “Rebel Maniac”, sucesso do álbum “Evolution”, novamente com a participação Yves na guitarra, e “We Will Rock You”, cover do QUEEN.

Mesmo com a Via Marquês completamente lotada, a ponto de ficar quase impossível se movimentar na pista, e com o fato de que o som acabou ficando por vezes embolado e com o vocal de Andre muito baixo, o saldo foi muito positivo e, como previsto, foi uma histórica noite de Metal em São Paulo. Noite de pura nostalgia
Os mais saudosistas do Metal brasileiro podem respirar mais aliviados, afinal o VIPER, um dos principais representantes desse gênero musical no Brasil, está de volta e com músicos felizes em tocar juntos, com uma energia incrível, como se viu em São Paulo neste domingo.

Tomara que essa reunião dure ainda muito tempo e traga o VIPER de volta ao topo do Metal nacional, mantendo o estilo em alta no país. Ao menos se tomarmos por base essa apresentação na Via Marquês, fica fácil concluir que a banda ficará por um bom tempo na ativa, pois músicos e público mostraram que estão em perfeita sintonia e ávidos por Heavy Metal de qualidade.

Agradecimentos a Fernanda Balbino (Wikimetal.com.br) pela atenção e credenciamento.

Banda:

Andre Matos - vocal, teclado
Pit Passarell - baixo
Felipe Machado - guitarra
Hugo Mariutti - guitarra
Guilherme Martin - bateria
Participação especial: Yves Passarell - guitarra

Set List

Primeira parte:

1. "Knights Of Destruction"
2. " Nightmares"
3. "The Whipper"
4. "Wings Of The Evil"
5. "Signs Of The Night"
6. "Killera (Princess Of Hell)"
7. "Soldiers Of Sunrise"
8. "Law Of The Sword"
9. "H.R."

Segunda parte:

10. "Illusions"
11. "At Least a Chance"
12. "To Live Again"
13. "A Cry From the Edge"
14. "Living for the Night"
15. "Theatre of Fate"
16. "Moonlight"
17. "Prelude to Oblivion"

Bis

18. "Crime"
19. "The Spreading Soul"
20. "Rebel Maniac"
21. "We Will Rock You" (QUEEN)

0 comentários:

<< mais lidas

© Copyright - Diário do Rock - Headbangers Blog! - Todos os direitos reservados
anthony@diariodorock.com.br