www.diariodorock.com.br: Rocknews\\ CD: vendas despencam no Reino Unido e EUA
"Satan laughs as you eternally rot!"

24 de ago. de 2012

Rocknews\\ CD: vendas despencam no Reino Unido e EUA


E quando os EUA vão viver a mesma coisa? O sinal amarelo na Grã-Bretanha já pisca…

Mas isso é apenas uma previsão. De acordo com estatísticas publicadas pela Official Charts Company, o disco mais vendido no Reino Unido semana passada vendeu apenas 9.578 cópias. Trata-se de ‘Talk That Talk’, de Rihanna, e é a marca mais baixa desde que a empresa começou a contabilizar as vendas de discos em 1994.

Não há outros registros de um disco que tenha vendido tão pouco e liderado as paradas. O Reino Unido tem uma população de 60 milhões de pessoas.

O CD e o produto ‘álbum’ no geral tem morrido ao longo dos últimos anos, apesar de que, naqueles tempos, o Reino Unido era tido como uma exceção. Mas parte daquilo era baseado em um atraso tecnológico, aliado aos maiores e mais ávidos fãs de música no mundo. Parece que isso não é correspondido em vendas, contudo. Ao invés disso, os apetites vorazes se saciam agora com streaming, downloads de discografias completas, ou gastando dinheiro com shows.

Mas e quanto aos EUA? No ano passado, as vendas meio que se estabilizaram, apesar de haver um GRANDE asterisco nessa história. A maioria das vendas está ligada a lançamentos de catálogo com descontos enormes, incluindo títulos a 5 dólares em lugares como o Wal-Mart. No momento, a venda de CDs nos EUA está em franco descenso, apesar de o verão ter produzido alguns poucos êxitos. Na verdade, quando o assunto é EUA, o mesmo colapso poderia estar chegando muito em breve. Durante a última semana de Julho, o disco ‘Uncaged’ da Zac Brown Band chegou ao topo da parada da Billboard com apenas 48.278 cópias. Que é o segundo total mais baixo jamais registrado, desde que os dados começaram a ser auditados em 1991.

0 comentários:

<< mais lidas

© Copyright - Diário do Rock - Headbangers Blog! - Todos os direitos reservados
anthony@diariodorock.com.br