www.diariodorock.com.br: A mosca na SOPA \\ Megaupload: site é fechado pelo FBI, fundadores indiciados
"Satan laughs as you eternally rot!"

19 de jan. de 2012

A mosca na SOPA \\ Megaupload: site é fechado pelo FBI, fundadores indiciados


O site de compartilhamento de arquivos MEGAUPLOAD foi tirado do ar por violar leis de pirataria, segundo relatos. O jornal estadunidense New York Times afirma que a empresa – que, de acordo com o indiciamento feito por procuradores federais no estado de Virgínia, nos EUA, foi em certo momento o décimo – terceiro site mais popular do mundo – foi fechada e seus fundadores acusados formalmente.

Os procuradores afirmam que o serviço custou aos detentores de direitos autorais mais de 500 milhões de dólares em renda perdida, apesar de o Megaupload afirmar que eles sempre foram rígidos com qualquer queixa quanto a material pirateado.

A BBC, enquanto isso, noticia que as acusações criminais derivadas do caso incluem quebra de direito autoral, formação de quadrilha, violação de propriedade intelectual e lavagem de dinheiro. O FBI também supostamente congelou mais de 50 milhões de dólares em bens e já executou mais de 20 mandados de busca em nove países.

Uma declaração postada no web site do FBI dizia: “Essa ação está entre os maiores casos de violação de propriedade intelectual já conduzidos nos EUA e almeja diretamente o mau uso um site de armazenamento de conteúdo público e distribuição para cometer e facilitar crime de propriedade intelectual.”

Entretanto, antes de ser tirado do ar, o Megaupload se pronunciou textualmente: “O fato é que a grande maioria do tráfego de internet do Mega é legítimo, e estamos aqui pra ficar. Se a indústria de conteúdo quer tirar proveito de nossa popularidade, ficaríamos felizes de começar um diálogo.
Temos algumas idéias boas. Por favor, entrem em contato.”

No começo dessa semana, vários sites incluindo o Wikipedia saíram temporariamente do ar de modo a protestar conta o Stop Online Piracy Act (SOPA), a proposta de lei do congresso estadunidense que tem por objetivo atingir a pirataria online.

0 comentários:

<< mais lidas

© Copyright - Diário do Rock - Headbangers Blog! - Todos os direitos reservados
anthony@diariodorock.com.br