www.diariodorock.com.br: SWU Music & Arts Festival \\ Festival encerra 1ª edição com 150 mil pessoas, contratempos e mais de 50 horas de música
"Satan laughs as you eternally rot!"

12 de out. de 2010

SWU Music & Arts Festival \\ Festival encerra 1ª edição com 150 mil pessoas, contratempos e mais de 50 horas de música


A maratona de três dias do SWU Music and Arts Festival, em Itu, chegou ao final na madrugada desta terça-feira (12). No total, 74 atrações dividiram as mais de 50 horas de música para 150 mil pessoas que passaram pela Fazenda Maeda, a cerca de 100 km de São Paulo, para a primeira edição do evento. Bandas que vieram ao Brasil pela primeira vez, como Rage Against The Machine e Sublime With Rome, juntaram-se ao retorno de Los Hermanos, a veteranos como Pixies e Yo La Tengo, e ao peso que fechou o último dia do festival, com Linkin Park e Queens of The Stone Age.

A abertura do evento, no sábado (9), teve programação variada: a estreia do Rage Against The Machine no Brasil, que enfrentou problemas de som e teve seu show interrompido por causa de tumulto na plateia; o Mars Volta que tocou Marianne Faithfull por 15 minutos; a volta do Los Hermanos, que insiste em dizer que mantém o "recesso"; o Apples in Stereo no Palco Oi; e a tenda eletrônica com MSTRKRFT e Crystal Method, entre outras atrações. A noite também ficou marcada pelos contratempos que o público enfrentou para deixar a fazenda e para comprar alimentos.

O segundo dia foi marcado pelo pop, com a presença de Dave Matthews Band, o show burocrático do Kings of Leon, a elegância de Joss Stone, o brasileiro Otto com show novo, além de Jota Quest e Capital Inicial com fãs fieis na plateia. A terceira e última noite ficou dedicada ao som pesado, representado por bandas como Avenged Sevenfold, Cavalera Conspiracy --que estreou ao vivo no Brasil--, Queens of The Stone Age e a última banda do evento, Linkin Park, além dos indies Yo La Tengo e Pixies. Na Tenda Oi Novo Som, o norte-americano Josh Rouse deu ao público um momento de tranquilidade, tocando suas canções no violão.

Conscientização
Criado com a ideia de promover a sustentabilidade, o Festival SWU mostrou que a conscientização de parte do público ainda precisa de mais trabalho. No final da noite ainda é grande a quantidade de lixo --como latas, garrafas pet e sacos plásticos-- jogada no chão da arena onde está montada a estrutura do festival. Em entrevista durante o evento, o publicitário e idealizador do festival, Eduardo Fischer, declarou que o mau hábito de jogar o lixo pelo chão se deve "aos 500 anos de colonização".

Todos os 150 mil ingressos para os três dias do festival foram vendidos, de acordo com a produção. Os fóruns sobre sustentabilidade reuniram 1.500 pessoas ao todo. Dos 160 atendimentos médicos registrados, 30% foram relacionados a casos de hipotermia, já que durante a noite a temperatura em Itu chegou a 10°C. Em entrevista coletiva na tarde de domingo, o coordenador de produção do SWU, Caco Lopes, afirmou que os contratempos foram um "aprendizado" e que já pensam em uma segunda edição do festival.

0 comentários:

<< mais lidas

© Copyright - Diário do Rock - Headbangers Blog! - Todos os direitos reservados
anthony@diariodorock.com.br