www.diariodorock.com.br: Música do DIA \\ Scorpions - Blackout - Live in Gdansk 2009
"Satan laughs as you eternally rot!"

11 de nov. de 2009

Música do DIA \\ Scorpions - Blackout - Live in Gdansk 2009


O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que uma "ocorrência raríssima" levou ao apagão que atingiu grande parte do Brasil na noite desta terça e no início da madrugada de hoje.

O ministro Edison Lobão convocou uma reunião extraordinária do comitê de monitoramento do sistema elétrico para a tarde de hoje, quando as causas do problema podem ser esclarecidas.

Contudo, Zimmermann engrossa o coro de que causas climáticas tiveram influência no apagão, o que já tinha sido afirmado pelo ministro no final da noite de ontem. "A ocorrência teve origem em função das condições meteorológicas adversas no Paraná e na região de Itaberá (SP)."

A informação sobre a origem do problema ser climática é controversa. "Apenas tufões, furacões, queda de avião, caminhão que atropela torre ou abalos extremamente graves e muito improváveis não são compreendidos no projeto das usinas, porque cobrir o sistema para todo tipo de evento seria muito caro. Mas raios não explicam de jeito nenhum o apagão. O sistema é projetado para permanecer estável para mudanças climáticas", disse o especialista em setor energético Ildo Sauer, professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), para quem a causa também pode estar relacionada a falta de manutenção.

Segundo o secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, três linhas de transmissão foram afetadas. Duas que ligam Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, em São Paulo. E uma que liga Itaberá à subestação de Tijuco Preto, também em São Paulo. "Itaberá é uma subestação importante. Uma ocorrência ali causou essa situação. Se for logo confirmado que foi a partir de Itaberá, facilita a análise."

De acordo com Zimmermann, o sistema de transmissão brasileiro permite que, em caso de desarme de um circuito, nada ocorra. "Nesse caso, tivemos as três simultaneamente. O sistema para se proteger aciona uma série de mecanismos de proteção para salvaguardar. Prova disso é que quatro horas depois do início da ocorrência, você tinha toda a carga religada no Brasil". O secretário-executivo registrou que o problema teve início por volta das 22h14.

"Não há danificação de equipamento. Há um esforço do setor para avaliar como foi essa ocorrência e quais as medidas (necessárias) para que se minimize esse tipo de situação", afirmou Zimmerman.

.
Comentários: Independente de todos os danos causados pelo apagão, como este blog trata especificamente sobre ROCK, temos que agradecer que este episódio ridículo que passamos ontem não tenha ocorrido e não ocorra no próximo sabadão, durante o show do Twisted Sister. Huahuahauahuha! Esperamos muito tempo pra ver este show e era só o que faltava no meio da realização de um sonho, acontecer um Blackout...
.

0 comentários:

<< mais lidas

© Copyright - Diário do Rock - Headbangers Blog! - Todos os direitos reservados
anthony@diariodorock.com.br